Leonardo Boff e o Feng Shui
Não é de hoje que o filósofo Leonardo Boff demonstra sua apreciação pelo Feng Shui. Para ele, o Feng Shui tem muito a ensinar ao Ocidente sobre o cuidado e respeito com os ambientes e as pessoas. Neste artigo publicado em seu blog, é reproduzido o trecho de um livro que traz reflexões a respeito deste tema.
…a filosofia Feng-Shui visa antes o sujeito que o objeto, mais a pessoa do que ambiente e a casa em si. A pessoa precisa envolver-se no processo, desenvolver a percepção do ambiente, captar os fluxos energéticos e os ritmos da natureza. Deve assumir uma conduta em harmonia com os outros, com o cosmos e com os processos rítmicos da natureza. Quando tiver criado essa ecologia interior, está capacitado para organizar, com sucesso, sua ecologia exterior.
A visão chinesa do mundo privilegia o espaço, à diferença do Ocidente que previlegia o tempo. O espaço para o taoismo é o lugar do encontro, do convívio, das interações de todos com todos, pois todos são portadores da energia Chi que empapa o espaço.
Face ao desmantelamento do cuidado e à grave crise ecológica atual, a milenar sabedoria do Feng-Shui nos ajuda a refazer a aliança de simpatia e de amor para com a natureza.
O caminho do amor pode se apresentar de diferentes formas. O Feng Shui é uma delas. Clique aqui e conheça um pouco mais.
Fonte: http://leonardoboff.wordpress.com/2014/02/27/a-sabedoria-chinesa-do-cuidado-o-feng-shui/