|

Como preparar uma Cabaça Dourada para o Feng Shui

Conheça todos os detalhes para a preparação de uma cabaça dourada para o Feng Shui, desde o formato ideal até o acabamento final.

A cabaça dourada é usada no Feng Shui Tradicional Chinês como um remédio para curar a estrela voadora 2, conhecida como a estrela da doença. Na China, as cabaças são tradicionalmente posicionadas próximas às camas de crianças, idosos e gestantes, com o objetivo de proteger sua saúde. Veja mais…

Quando o mapa de Estrelas Voadoras do imóvel é conhecido, costuma-se colocar uma cabaça dourada onde se encontra a Estrela da Montanha 2, e outra onde se encontra a Estrela da Água 2. Também é útil usar uma cabaça dourada do Feng Shui no setor onde estiver a Estrela Anual 2, que varia de posição a cada ano.

No final deste artigo, listamos locais onde você pode comprar ou encomendar sua cabaça dourada do Feng Shui pela internet. Caso você pretenda preparar sua própria cabaça, criamos este passo-a-passo com todos os detalhes necessários.

Como o artigo é bem detalhado, criamos esse índice pra você poder se orientar:

Passo-a-passo para preparação de uma Cabaça Dourada do Feng Shui

1. Selecionando a Cabaça

Formato da Cabaça

Cabaças naturais de diferentes formatos

Existem cabaças com os mais diversos formatos, que são usadas para artesanato, berimbau, moringa, entre outros. Para o uso no Feng Shui, a cabaça dourada precisa ter formato de “8”. Ou, como costumamos dizer, precisa ter corpo-pescoço-cabeça:

Cabaça Dourada do Feng Shui

Tamanho da Cabaça

Cabaças de diferentes tamanhos

Recomendamos o uso de cabaças com tamanho mínimo de 20cm de altura. Uma cabaça com esse tamanho costuma ser suficiente para harmonizar um ambiente pequeno, como um quarto de dormir de aproximadamente 10m².

Se você só encontrar cabaças com menos de 20cm, será preciso usar mais de uma por ambiente. Para cômodos maiores, use cabaças maiores ou conjuntos de cabaças.

Integridade da Cabaça

Fique atento à aparência externa da cabaça:

  • Furinhos indicam que ela já foi atacada por insetos, e eles podem ainda estar dentro dela.
  • Pequenas rachaduras sinalizam que ela sofreu com umidade ou choques de temperatura enquanto secava. Essas rachaduras podem aumentar e romper a peça no processo de furar e pintar.
  • Manchas e deformações podem indicar que a cabaça ainda está úmida, e pode vir a apodrecer rapidamente.

Queremos uma peça saudável para trazer saúde aos ambientes!

2. Preparando a Cabaça

Limpeza Externa

Cabaças naturais com "casca"

As cabaças naturais encontradas no Brasil costumam vir com uma “pele” grossa esbranquiçada. É preciso remover essa camada mais externa, para que a cabaça fique com uma aparência suave.

A cabaça é da família da abóbora, tem aquela pele branca por fora, mas sua casca interna é bem mais dura e espessa.

Alguns fornecedores de cabaça para artesanato já se encarregam de remover essa pele, com lixadeiras industriais. Caso a sua cabaça venha com pele, você pode removê-la com uma lixa d’água ou escova. Nesse caso, sua cabaça ficará úmida. Deixe-a secando por vários dias e certifique-se de que ela está totalmente seca antes de furar. Se você tentar furar a cabaça ainda úmida, é grande a chance de que ela rache ao secar. (Sim, isso já aconteceu comigo!)

Algumas cabaças possuem marcas, relevos naturais decorrentes de alguma pequena lesão durante o crescimento, sem que isso comprometa sua integridade. Essas marcas podem ser mantidas aparentes. Mas, se você quiser ocultá-las, pode usar um pouco de massa corrida e depois lixar.

Furo ou “Boca” da Cabaça

Cabaças já lixadas e furadas

Toda cabaça usada no Feng Shui deve receber um furo na sua parte superior. Esse furo pode ser bem no topo, removendo sua ponta, ou pode ser ligeiramente para o lado, mas ainda no volume superior. Na fotografia acima você vê cabaças com furos das duas maneiras.

O tamanho do furo deve ser proporcional ao tamanho da cabaça. Em geral, para cabaças de 20cm, o furo pode ter cerca de 4 cm de diâmetro (largura total).

Se a “boca” for muito pequena, o ar circulará pouco por dentro da cabaça, e o seu efeito de harmonização da saúde fica reduzido.

Você pode fazer o furo usando uma faca resistente e pontiaguda, girando-a até chegar ao diâmetro desejado. Mas a maneira mais rápida é usar uma serra-copo, que é um tipo de broca para furos circulares usada em marcenaria. Com essa ferramenta, você escolhe antecipadamente o diâmetro do furo.

serra-copo

Pode ser que o acabamento do furo fique um pouco bruto. Aí você vai precisar usar a lixa novamente para deixá-lo lisinho.

Cabaça furada

Removendo as Sementes

Cabaça cortada ao meio, sementes

A cabaça natural é cheia de sementes, e devemos removê-las pois podem atrair insetos. Muitas sementes já vem soltas, e basta sacudir a cabaça para que elas caiam. Mas algumas sementes podem ficar presas na membrana interna da cabaça, e você poderá soltá-las com uma faca ou arame.

Caso não consiga remover todas a sementes de imediato, aguarde alguns dias. Em geral, após a abertura do furo, o interior seca um pouco mais e as sementes restantes acabam se soltando naturalmente.

Sementes de cabaça

Pintando a Cabaça

Existem duas formas mais usuais de pintar a cabaça: com tinta acrílica ou com tinta spray. Não é preciso usar selador antes da tinta, como em peças de MDF, pois a superfície da cabaça é bem menos porosa.

Com tinta acrílica, você precisará usar um pincel bem macio. A pintura deverá ser feita em duas ou três camadas em sentidos alternados, para que não fiquem marcas das cerdas do pincel. É preciso esperar secar bem entre uma camada e outra.

No caso da tinta spray, também será necessário aplicar duas ou três camadas finas de spray. O excesso de tinta ou proximidade demais do frasco faz a tinta escorrer. Então, você vai precisar de um espaço aberto, que você possa forrar ao redor.

Ao pintar a cabaça com tinta spray, você precisa finalizar com uma camada de verniz (que pode ser brilhante ou fosco). Isso porque a tinta spray metálica tende a virar pó. Sem o spray, sua cabaça com o tempo vai perder a cor, e seu ambiente vai ficar poluído com pó tóxico da tinta.

Cabaças douradas do Feng Shui

Atenção à cor! A cabaça é pintada de dourado para reforçar sua emanação natural do qi de Metal. Embora você possa pintá-la de prateado, os melhores efeitos de harmonização estão associados à cor dourada.

Decorando a Cabaça

Cabaças douradas chinesas artificiais

É muito comum encontrar, na China, cabaças com enfeites em vermelho. Essa é uma tradição popular, que no entanto não é adequada ao uso no Feng Shui. A cor vermelha corresponde à fase Fogo, que domina a fase Metal, comprometendo seu potencial de cura.

Cabaças não precisam de nenhuma decoração, desenho ou inscrição. Seu formato e cor são suficientes para trazer efeitos de cura aos ambientes. Se ainda assim você quiser decorar sua cabaça, utilize ornamentos com características da fase Metal.

Cabaças douradas com enfeite

3. Conservação

Proteção contra Insetos

Muitas pessoas tratam suas cabaças com substâncias químicas para prevenir o ataque por insetos. Eu prefiro que as minhas estejam ao natural, pois o estado da cabaça servirá também de “termômetro” para a saúde do ambiente.

Para conservar a cabaça livre de insetos, coloque dentro dela uma pedrinha de cânfora. A cânfora evapora com o tempo, e deve ser reposta regularmente. O tempo de evaporação da cânfora varia conforme o grau de umidade e ventilação do local. Recomendamos verificar uma vez por mês.

Limpeza da Cabaça Dourada

Externamente, a cabaça deve ser limpa apenas com um pano úmido. Não use sabão, limpador multiuso ou álcool na sua cabaça, pois isso pode comprometer a pintura.

Caso queira limpá-la internamente, você pode despejar uma pequena quantidade de álcool dentro dela e girar. Ao retirar o excesso de álcool, tome cuidado para que ele não atinja a pintura externa. Você também pode deixar o álcool evaporar naturalmente (desde que não tenha exagerado na quantidade).

Vida Útil da Cabaça Dourada

O tempo de duração da cabaça em um ambiente é extremamente variável. Ele depende da qualidade da energia presente no local e da intensidade da purificação que a cabaça dourada é solicitada a realizar. Uma cabaça pode durar muitos anos, ou apenas alguns.

Se a sua cabaça dourada apresentar sinais de apodrecimento ou rachaduras, significa que está na hora de trocá-la. É normal que, com o passar do tempo, ela solte um pouco de pó ou sementes de seu interior. Trata-se, afinal, de um produto natural que sofre a ação do tempo.

Quer saber mais sobre a história da cabaça e seu uso no Feng Shui? Clique aqui e veja o que Aline Mendes e o Mestre Joseph Yu tem a dizer sobre a Cabaça Dourada.

Prefere comprar uma Cabaça Dourada pronta?

Se você chegou até aqui, já percebeu que a preparação de uma cabaça dourada para o Feng Shui pode ser bem trabalhosa… E não é muito fácil encontrar cabaças douradas prontas para comprar. Sempre recebo pedidos de indicação de onde comprá-las. Pra facilitar sua vida, fiz essa busca pra você. É só aproveitar!

Cabaça dourada pequena para pronta entrega

www.estrelasvoadoras.com.br – na loja Estrelas Voadoras, da consultora Raquel Reis, especializada em artigos para Feng Shui, você recebe 10% de desconto em todos os produtos, se usar o cupom “CASAQUANTICA” ao finalizar a compra.

Cabaça dourada grande sob encomenda

www.fengshuidesign.com.br – Fabiana Souza foi minha aluna e, além de consultora de Feng Shui, também produz cabaças douradas em tamanhos maiores sob encomenda.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.