|

Comparativo Feng Shui Tradicional Chinês e neo-Feng Shui do Chapéu Preto

Nessa série de seis posts publicada em nosso instagram, abordamos em detalhes as diferenças entre o Feng Shui Tradicional Chinês e o neo-Feng Shui do Chapéu Preto.

Este último é o mais conhecido no Ocidente, e a maioria das pessoas até acredita ser este o único tipo de Feng Shui que existe. Mas a verdade é que o neo-Feng Shui do Chapéu Preto foi criado nos EUA há menos de 50 anos. Veja nos posts abaixo todos os detalhes!

Planejamos inicialmente 5 posts. Mas ao longo da criação, fomos acrescentando mais informações, e a série passou a ter 6 posts no total.
Clica nas setas dentro da imagem, pra ver todas as imagens do carrossel do Instagram. Cada carrossel contém 10 imagens. E o texto delas é diferente do texto das legendas.

Parte 1/6

Ao longo dos últimos tempos, venho percebendo que o desconhecimento acerca das principais características dessas duas grandes linhas de Feng Shui é maior do que eu inicialmente imaginava.

O foco do meu trabalho como professora e mentora em Feng Shui sempre esteve em promover conhecimentos sérios, bem embasados, coerentes e sem misticismos ou conotações religiosas. Senti então como um compromisso que desempenho com alegria, a tarefa de trazer luz às diferenças fundamentais entre o Feng Shui Tradicional Chinês e o neo-Feng Shui do Chapéu Preto.

Espero que esta série colabore para que mais estudantes e consultores encontrem o caminho para uma prática de Feng Shui sólida, com raízes profundas no conhecimento ancestral chinês.

Vou ficar muito feliz se você compartilhar comigo sua opinião! Pode ser na sessão de comentários no final desse post ou no post do instagram, no campo para comentários logo abaixo da imagem.

Parte 2/6

Muitas pessoas acham que só existe um tipo de Feng Shui. O mais divulgado na mídia e nas redes sociais, chamado de Chapéu Preto, aplica o baguá na planta baixa para marcar os oito cantos, sempre a partir da porta de entrada: Trabalho, Relacionamentos, Fama, Criatividade, etc.

Mas existe o menos conhecido Feng Shui Tradicional Chinês, que segue as linhagens milenares chinesas. Seus fundamentos e forma de aplicação são bem diferentes do primo mais novo.

No Feng Shui Tradicional Chinês, o cálculo do mapa de energias (chamadas de Estrelas) considera a data da construção e a orientação da face, medida com uma bússola ou luo pan (ferramenta chinesa desenvolvida especialmente para o Feng Shui).
Esse cálculo nos permite identificar qual dos 278 tipos de mapas de estrelas define os padrões energéticos daquele imóvel específico.

É isso mesmo… No Feng Shui Tradicional Chinês não há apenas uma possibilidade de mapa de energias, como no baguá no neo-Feng Shui do Chapéu Preto.

Além disso, pode-se identificar as estrelas visitantes anuais em cada setor, considerando o fator tempo em todas as análises de ambientes.

Parte 3/6

Continuamos na nossa tarefa de trazer esclarecimentos bem embasados sobre as verdadeiras origens ancestrais do Feng Shui. Dessa vez, o foco está em questões mais técnicas de aplicação dos dois métodos.

No Feng Shui Tradicional Chinês, além da data de construção e da direção da face do imóvel como um todo, também são consideradas a posição e a direção da face da porta. Duas casas idênticas, uma com a porta no Sul e outra com a porta no Sudeste, embora compartilhem o mesmo mapa de estrelas, receberão pela porta diferentes tipos de qi yang (sopro vital dinâmico).

E a direção exata da porta também conta! Duas casas idênticas, ambas com a porta no setor Sul, uma com a porta faceando a direção 175° e outra com a porta girada para 185° receberão diferentes tipos de energia para a casa.

Enquanto isso, no neo-Feng Shui do Chapéu Preto, o alinhamento da porta é a única referência usada para definir o mapa energético da construção, cabendo apenas três variações de posição da porta.

Outra grande diferença entre o Feng Shui Tradicional Chinês e o neo-Feng Shui do Chapéu Preto diz respeito à divisão da planta baixa.
O Feng Shui Tradicional marca 8 setores radiais (em formato de pizza) a partir do centro, de acordo com as direções da rosa-dos-ventos, respeitando os padrões magnéticos do planeta.

O neo-Feng Shui divide planta baixa em 9 quadrados ou retângulos alinhados apenas às paredes da construção feita pelo homem, ignorando a relação magnética entre a casa e o planeta.

A última diferença apontada nesse post diz respeito à avaliação dos potenciais energéticos disponíveis no imóvel. No Feng Shui Chinês, sabemos que cada um dos setores recebe vários potenciais que se combinam numa alquimia. Se um dos setores abrange uma área muito pequena, buscamos outro setor onde se encontre um potencial semelhante para aproveitar.

O Chapéu Preto considera apenas um potencial básico por setor. Se um deles está ausente ou reduzido na planta baixa, isso se torna um grande problema.

Parte 4/6

Nesse quarto post da série, trazemos um comparativo entre o Ba Gua chinês e o assim chamado Baguá ocidental do Chapéu Preto.
Ba = oito
Gua = trigrama
Escrevemos os nomes do Ba Gua/Baguá de forma diferente pois seguimos a maneira como as diferentes linhas de Feng Shui se referem ao símbolo.

Na verdade, a metafísica chinesa possui dois modelos diferentes de Ba Gua, chamados de Xian Tian (Céu Primordial) e Hou Tian (Céu Posterior). Este segundo rege os ciclos da energia no mundo manifesto. E este foi o Ba Gua usado pelo Chapéu Preto para criar sua famosa e simplificada adaptação. Na imagem do post destacamos as diferenças entre o Ba Gua Chinês original e o novo Baguá.

Também ressaltamos as diferentes maneiras de trabalhar com as cores. No Feng Shui Tradicional Chinês, são usadas as cores associadas a cada uma das 5 Fases (mais conhecidas como 5 Elementos) ao harmonizar ambientes e pessoas. O neo-Feng Shui do Chapéu Preto fez alterações nesse esquema de cores milenar, acrescentando vários aspectos da simbologia das cores ocidental, afastando-se das raízes da metafísica chinesa.

Apresentamos também a ferramenta de compatibilização entre ambientes e pessoas usada pelo Feng Shui Tradicional, chamada de Ming Gua, Trigrama do Destino. Ele é calculado pela data de nascimento, sendo diferente para homens e mulheres, e permite definir como o qi (sopro vital) específico de cada ambiente afeta diferentemente seus habitantes. O Ming Gua também permite identificar as direções pessoais favoráveis e desfavoráveis para dormir e realizar atividades dinâmicas.
Não existe no neo-Feng Shui do Chapéu Preto nenhum recurso semelhante.

Parte 5/6

Quando comparamos um Feng Shui tradicional a outro moderno, surgido no Ocidente, seria de se esperar que o tradicional utilizasse símbolos e objetos típicos da cultura chinesa, enquanto o moderno adotasse elementos mais adaptados aos tempos atuais e ao design contemporâneo ocidental.

No entanto, ocorre exatamente o contrário. O Feng Shui Tradicional Chinês, desde sua origem milenar, toma como base para a harmonização dos ambientes dois princípios extremamente flexíveis e adaptáveis a diferentes épocas, culturas e estilos:
☯️ Yin x Yang: cheios x vazios, paredes x portas e janelas, móveis sólidos x circulações, escuro x claro, repouso x movimento…
🌟 5 Fases: Árvore, Fogo, Terra, Metal, Água. Cada categoria associada a um conjunto de cores, formatos e materiais que podem ser usados nos ambientes, seja na decoração ou na arquitetura.

Já o neo-Feng Shui do Chapéu Preto trabalha com uma lista de 9 curas básicas pré-determinadas:
1) flautas de bambu
2) objetos luminosos e reflexivos: espelhos e esferas de cristal multifacetado
3) objetos em movimento: móbiles e fontes
4) sons: sinos-de-vento
5) cores: seguindo as oito áreas do ‘baguá’
6) seres vivos: plantas e animais domésticos
7) objetos pesados: vasos e esculturas
8) aparelhos eletrônicos
9) miscelânea: ‘curas’ simbólicas e ‘transcendentais’
Podemos claramente perceber que a lista restringe a forma de aplicação do Feng Shui. E muitos destes objetos não se encaixariam, por exemplo, no escritório de uma grande empresa.

Outra grande diferença que destacamos neste post diz respeito ao uso de espelhos.
No neo-Feng Shui do Chapéu Preto, recomenda-se usar um espelho bem em frente à porta de entrada para rebater as energias nocivas.
No Feng Shui Tradicional considera-se que espelhos dinamizam o movimento do qi (sopro vital) e não devem ser usados diretamente em frente à porta, pois expeliriam todas as energias, boas e ruins. Afinal, espelhos não fazem julgamento de valor!

O Chapéu Preto recomenda ainda o uso de espelhos atrás do fogão para duplicar a abundância: uma ‘cura’ totalmente simbólica inexistente no Feng Shui milenar.

Parte 6/6

Chegamos ao último post da série comparativa entre Feng Shui Tradicional Chinês e neo-Feng Shui do Chapéu Preto.

E aqui desejamos ressaltar que o Feng Shui Tradicional praticado na China há milênios não inclui rituais religiosos como aqueles utilizados e considerados essenciais pelo neo-Feng Shui Tibetano.

As diretrizes utilizadas na aplicação do Feng Shui Chinês são as mesmas aplicadas nos projetos de arquitetura e design: layout, cores, materiais, ventilação, iluminação e uso dos espaços.

O Feng Shui Tibetano considera que a parte mais importante no trabalho com os ambientes são as curas transcendentais, os rituais e bençãos. Elas chegam a ser creditadas como responsáveis por 80 a 90% dos resultados do neo-Feng Shui.

E concluímos a série com a observação de que o Feng Shui Tradicional Chinês busca adaptar os ambientes de forma a que eles exerçam uma influência benéfica sobre seus ocupantes, mesmo quando estes não sabem que o Feng Shui foi aplicado ali. Diferentemente do neo-Feng Shui do Chapéu Preto, em que praticamente todo o movimento energético parte das pessoas em direção ao ambiente.

Espero que essa série tenha cumprido sua função de trazer mais luz a respeito das raízes e fundamentos dessa preciosa arte milenar que é o Feng Shui!

Bônus!

Arquitetura com Espiritualidade? Não, Feng Shui não tem a ver com religião!

Você pode nos seguir no instagram.com/alinemendesbr e no youtube.com/alinemendesbr e ativar as notificações clicando no sininho no canto superior direito do perfil.
Pode também se inscrever no nosso Canal de Notícias no Telegram, ou assinar nosso Informativo por e-mail.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.