|

Qual o Real Objetivo do Feng Shui?

Você sabe qual é o verdadeiro objetivo do Feng Shui? Talvez você pense que é harmonizar as energias dos ambientes, ou trazer bem-estar aos seus ocupantes. Pode ser ainda que você considere o Feng Shui uma ferramenta para garantir mais prosperidade ou saúde em sua vida. Sim, o Feng Shui pode auxiliá-lo em todos estes aspectos. Mas estes são os meios, e não o fim. Qual é então, a principal finalidade do Feng Shui?

O objetivo real do Feng Shui é auxiliar as pessoas a manifestarem o máximo do seu potencial, em todos os aspectos de sua vida.

Vou explicar melhor o que isso significa…

A Filosofia Taoísta, principal base das teorias do Feng Shui, considera que há três níveis de influência em nossas vidas: Céu-Homem-Terra.

As influências do Céu são aquelas que não estão sob nosso controle direto. São as características e tendências que já possuímos ao nascer; nossos dons, habilidades, dificuldades, nossa saúde, nosso temperamento e nossa capacidade mental. Podemos estudar as influências do Céu através da Astrologia Chinesa, por exemplo, que nos ajuda a conhecer os nossos potenciais e aprender a lidar com eles, bem como tomar ciência dos períodos mais fáceis ou mais desafiantes de nossa vida.

A influência do Homem é o nosso livre arbítrio. Exercitamos essa influência através das nossas escolhas na vida e do nosso empenho em nos aperfeiçoarmos e evoluirmos em todos os níveis: emocional, intelectual, social, espiritual, físico… Essa é a parte de nossas vidas em que temos mais liberdade e pela qual somos diretamente responsáveis.

A influência da Terra se projeta sobre nós através dos ambientes em que vivemos. São as influências tanto dos ambientes naturais quanto dos ambientes construídos por nós. É neste nível que entra o Feng Shui, permitindo integrar o ambiente às pessoas que nele habitam, oferecendo suporte e estímulo ao seu crescimento pessoal.

Estes três níveis interagem todo o tempo, delineando o panorama geral de nossa vida. As três influências devem estar equilibradas, todas contribuindo para que nossa vida seja o mais proveitosa possível. Às vezes, nos dedicamos com afinco a uma tarefa, consultamos a astrologia para nos orientar e, mesmo assim, as coisas parecem não ter os resultados esperados. Pode ser que as energias dos ambientes em que permanecemos estejam sabotando nossos planos. Através do Feng Shui, podemos neutralizar as energias prejudiciais e estimular energias as benéficas dos ambientes. Com nossa casa e nosso local de trabalho em equilíbrio, teremos à nossa disposição o máximo de saúde e energia que as influências do Céu nos permitem, podendo então manifestar todo nosso potencial.

Quer conhecer as Estrelas Voadoras do Feng Shui Tradicional Chinês? Clique aqui.

Veja Também...

  • Feng Shui no Ambiente de Trabalho

    O Feng Shui é uma combinação de arte e ciência, praticada na China há mais de três mil anos, cujo objetivo é manipular as energias do ambiente para que ele exerça a melhor influência possível sobre seus ocupantes. Ele pode ser trabalhado com igual eficiência em residências e ambientes de trabalho.

    Harmonia e equilíbrio são importantes conceitos que, quando aplicados ao local de trabalho, promovem um ambiente de cooperação, aumentando a produtividade e, mais importante, potencializando energias positivas para a empresa.

  • Terremotos e Geobiologia

    Como a geobiologia pode ser útil em caso de terremotos?

    Ontem (17/01/2010), no programa Fantástico, da TV Globo, um físico da NASA mostrou uma pesquisa que prova que as rochas, quando comprimidas até o ponto de ruptura, liberam eletricidade. Este cientista criou um aparelho capaz de, estando na superfície da Terra, detectar alterações no campo eletromagnético originadas de rupturas no subsolo. Pessoas usando o aparelho em locais onde houve terremotos captaram as alterações minutos antes. Mas eles ainda não sabem como interpretar estes sinais.

    É exatamente isso que a geobiologia, através da radiestesia, vem fazendo há séculos: traduzir os sinais da terra, entre eles os oriundos do subsolo. Mas pra que isso fosse útil na previsão de terremotos, seria preciso ter equipes de radiestesistas monitorando permanentemente os sinais nos locais propensos a terremotos. É possível, mas pouco provável que aconteça.

  • Feng Shui Tradicional Chinês x Neo-Feng Shui do Chapéu Preto

    Nas últimas décadas nós, ocidentais, fomos apresentados ao Feng Shui e a muitos outros conhecimentos de origem chinesa. Conceitos filosóficos ou de saúde já puderam ser, aos poucos, melhor assimilados por nossa mente lógica. O Feng Shui, no entanto, tem sido protagonista de diversas controvérsias, por nossa dificuldade em transportar 3.000 anos de pensamento oriental para o nosso ambiente físico.

    As questões mais frequentes relacionam-se ao popular Feng Shui do Chapéu Preto, chamado por Mestres Chineses de Pseudo-Feng Shui ou “Fast Food Feng Shui”.

Deixe um comentário