Lua Minguante na Virada do Ano
É verdade que não devemos desejar coisas boas na lua minguante?
Tem circulado pelas redes sociais um texto dizendo que o Ano Novo de 2021/22 acontecerá numa lua minguante, e que por isso é inadequado desejar coisas boas, pois tudo que se mentaliza nessa lua irá minguar no próximo ano. O texto chega a recomendar que só pensemos nas coisas ruins que queremos banir de nossa vida!!! Não é a primeira vez que um texto assim ganha as redes no fim do ano. O mesmo aconteceu ano passado ou retrasado.
As afirmações do texto são bastante generalizadas e inadequadas, e senti necessidade de esclarecer com o conhecimento que tenho:
Fases da lua para rituais
Aprendi nos meus estudos ciganos com Léa Martins que, quando queremos aproveitar a vibração de alguma fase da lua, precisamos fazer o ritual nos três primeiros dias daquela lua. Os dias seguintes, até a próxima lua, já são de transição, com energia mista.
A lua minguante de dezembro de 2021 começou no dia 26, com essa vibração ficando ativa até o dia 28. A partir do dia 29, a vibração da lua já está em transição para a lua nova, que começa no dia 2 de janeiro de 2022.
Isso significa que na virada de 2021 para 2022 a lua minguante já não terá seu potencial mais forte de banimento e limpeza. Não será um problema desejar coisas boas nessa data.
Lembre-se também que é na escuridão do seio da terra que as sementes acumulam força para brotarem e florescerem com a chegada da luz. Semeie seus sonhos, e lembre-se de regá-los até que floresçam!
Fotografia de Susan Candelario
pensamento e imagens
Nossa mente é imagética. As palavras são construções elaboradas, que surgiram posteriormente às imagens no desenvolvimento do cérebro humano. A base do pensamento é composta por imagens, manifestadas como formas-pensamento.
Quando você pensa ou verbaliza que quer banir a pobreza de sua vida, seu cérebro imediatamente gera em sua tela mental, mesmo de forma inconsciente, imagens da pobreza que você está evocando. E isso acontece em qualquer lua!!!
A única forma de acabar com a escuridão é aumentando a luz. A única forma de acabar com as coisas ruins em nossas vidas, é aumentando a presença de coisas boas. Não adianta rejeitar o ruim, pois assim você só o estará fortalecendo. Já dizia Jung que “aquilo a que você resiste, persiste”.
Então, mentalize sempre o bom, para que ele ocupe cada vez mais espaço em sua vida!
A data em si não significa nada
Nosso calendário ocidental não possui qualquer vínculo com os fenômenos da natureza, seja do nosso planeta ou do cosmo. Os chineses usam calendários lunares e solares, ajustados aos ciclos desses astros celestes e da Terra. A astrologia considera o início do ano no signo de Áries. Mas o calendário que seguimos no ocidente é totalmente arbitrário, vinculado a convenções exclusivamente humanas.
Isso significa que os nossos rituais de Ano Novo só tem alguma força em função da egrégora criada em torno dele. A soma dos pensamentos, sentimentos e vibrações de todas as pessoas, unidas num momento de celebração e renovação de esperanças, gera uma potência com as qualidades do que se vibra.
Se todos passarem o réveillon com medo de desejar o bom, e pensando só nas coisas ruins que querem excluir de sua vida, que egrégora será criada?
Não caia nessa. Não contribua para a criação de uma egrégora nociva. Nosso planeta precisa de boas vibrações, agora mais do que nunca, eu acho.
Prepare-se para o Ano Novo. Limpe sua casa e sua alma. Se quiser, escreva num papel tudo que não deseja mais em sua vida, e queime. Mas isso tudo em algum momento anterior. Na hora da virada do ano, seja feliz, muito feliz! Celebre, comemore, deseje coisas boas para você e para todos! Sintonize-se com a luz e com o amor!
E tenha um Feliz, Maravilhoso, Esplendoroso 2022!
saiba mais…
Se quiser sugestões de rituais para limpeza e reprogramação energética de sua casa para o Ano Novo, dá uma olhada nesse texto do blog: Limpeza de Ano Novo