|

Análise do Feng Shui da Casa do BBB 22

O Big Brother Brasil 22 não tinha nem começado, e as redes sociais já estavam repletas de comentários sobre a nova casa do BBB 22. Sem dúvida, os novos ambientes causam impacto imediato.

Você quer conhecer o Feng Shui da casa mais famosa do Brasil?

Vou te levar por um tour pela nova casa do BBB 22, analisando cada ambiente sob a ótica do Feng Shui Tradicional Chinês. A partir dessa análise, você também poderá aprender o que fazer – e o que não fazer – na sua própria casa.

Como o Feng Shui analisa os ambientes

No Feng Shui, classificamos as energias em diferentes categorias, que permitem uma avaliação detalhada e específica das características de cada ambiente. O primeiro aspecto levado em consideração é a polaridade Yin/Yang:

Yang é a energia dinâmica, ativa, masculina, está associado à luz, ao dia, ao sol e ao verão. Na decoração, o yang é encontrado nos espaços vazios, nas circulações, portas, janelas, nas cores claras e vibrantes, e nos ambientes onde se desenvolvem atividades dinâmicas, como cozinha, sala de jantar, escritório, academia.

Yin é a energia receptiva, tranquila, feminina, está associado à escuridão, à noite, à lua e ao inverno. Na decoração, o yin é encontrado nos espaços cheios, nos móveis grandes e pesados, armários, paredes, nas cores escuras e suaves, nos ambientes usados para descanso, como quarto, biblioteca, sala de TV.

O segundo aspecto é classificação da energia em cinco categorias, chamadas de 5 Fases, cada uma associada a diferentes cores, formas e materiais. Veja um resumo das características das 5 Fases nos ambientes:

  • Árvore: formas verticais, retangulares, colunas; verde, azul celeste, turquesa; plantas.
  • Fogo: formas triangulares, pirâmide, estrela; vermelho, rosa, laranja, púrpura; velas acesas e lâmpadas de tom quente, tecidos sintéticos.
  • Terra: formas quadradas, horizontais; amarelo, marrom, bege, ocre; pedra, cerâmica, madeira aparente, tecidos e fibras naturais.
  • Metal: formas circulares, oval, arcos; prateado, dourado, branco, cinza; todos os metais.
  • Água: formas sinuosas, irregulares, ondas; preto, azul marinho, azul cobalto; águas e líquidos.

Agora estamos prontos pra conhecer cada ambiente da casa!

Toda edição do Big Brother Brasil traz um tema central para toda a casa. A decoração do BBB 22 é inspirada nos anos 1970, 80 e 90, com cores intensas e contrastantes, e estampas bem variadas, até psicodélicas.

Certamente, o objetivo dos criadores destes ambientes é instigar reações exageradas nos participantes do reality show, pois é isso que garante a audiência do programa. Por essa razão, não podemos avaliar o Feng Shui dessa casa como se fosse uma casa normal, para habitação permanente.

Sala

Logo na sala, já percebemos uma tendência marcante da casa, para que os ambientes sejam bastante yang-dinâmicos. Muitas cores intensas, associadas à fase Fogo do Feng Shui – vermelho, rosa, laranja, púrpura – que favorece a fama e a expansividade.

O Fogo é estimulante, e podemos então esperar muitas declarações bombásticas nessa sala, e provavelmente algumas discussões acaloradas. Mas o Fogo também fortalece a alegria e as celebrações, e traz animação e descontração para os brothers e sisters.

Por outro lado, as formas circulares bem marcadas, principalmente no tapete, ajudam a trazer um pouco mais de fluidez e suavidade ao ambiente, favorecendo a boa comunicação. Os espelhos, praticamente onipresentes na casa, também estimulam a energia yang-dinâmica. Com certeza, tédio é algo que não vai existir por aqui!

Academia

A academia do BBB 22 é composta por uma combinação das fases Fogo, Água e Terra, resultando num ambiente energeticamente mais equilibrado do que a sala. O Fogo está presente nas formas triangulares da decoração das paredes e na cor vermelha do carpete e do sofá. Como já vimos, ele traz dinamismo, e aqui serve para estimular as atividades físicas vigorosas.

A Água aparece nos tons escuros de azul e preto da parede e equipamentos. Ela ajuda a refrescar um pouco a energia do ambiente, evitando que os participantes se cansem muito rapidamente. E pode, ainda, colaborar para alguns momentos de reflexão e introspecção durante a prática de exercícios.

A Terra está presente na cor amarela e nas formas quadradas do tapete e dos grafismos na parede. De acordo com o Feng Shui, a Terra promove estabilidade, resistência, persistência e constância, ajudando os participantes a manterem a disciplina na prática das atividades físicas.

A profusão de formas variadas, combinadas aos muitos espelhos e às grandes aberturas para o exterior, fazem com que esse também seja um ambiente bastante yang-dinâmico.

Varanda

Nessa varanda, o predomínio de tons quentes de Terra (parede, sofá, tapete, mesinha, tamboretes) e Fogo suave (parede rosa, enfeites roxos, detalhes das almofadas) trazem uma sensação de aconchego, segundo o Feng Shui.

Este será provavelmente um dos lugares em que os brothers irão contar suas histórias de família, abrir o coração e criar laços de amizade verdadeira. Poderá ser ainda um bom local para se curarem dos sentimentos de solidão ou tristeza que surgirem durante o confinamento na casa.

Lounge da Fofoca

No Lounge da Fofoca, a cor amarela da Terra se destaca do fundo mais neutro e traz agilidade e firmeza ao pensamento. Os toques de rosa-Fogo nas poltronas impedem a acomodação.

O tom violeta na parede é, segundo o Feng Shui, uma combinação das fases Fogo e Água, que encoraja o pensamento abstrato e a espiritualidade. Nesse local, é grande a chance de os participantes se engajarem em conversas filosóficas, ou simplesmente “viajarem na maionese”.

Piscina

O lounge da piscina é o ambiente com os tons mais suaves da casa do BBB 22. Esse local vai ser bom para acalmar os ânimos dos mais agitados ou agressivos, e também para trazer tranquilidade a quem estiver muito ansioso.

O grande sofá em tom clarinho de azul convida a bons cochilos. A proximidade com a piscina ajuda a restaurar as energias. É um espaço para relaxar e curtir.

Será que o painel com reprodução de paisagem ao fundo ajuda os brothers a se sentirem menos enclausurados?

Cozinha

A Cozinha Vip tem predomínio de formas horizontais e tom amarelo vibrante, característicos da fase Terra. Ela está associada ao Fogo, do próprio fogão e da cor vermelha da bancada, formando uma combinação que estimula o apetite.

Com base no Feng Shui, podemos prever que essa é uma cozinha onde haverá fartura e abundância, e as cores ajudarão os que usarem essa cozinha a se sentirem alegres e realmente sortudos.

Já na Cozinha Xepa, o predomínio é totalmente da Terra que, quando sozinha, promove estabilidade, comportamento reflexivo, e estimula a guardar, economizar. Resta saber se os participantes que usarem esta cozinha vão querer guardar a comida para o dia seguinte, ou fazer uma boa reserva no próprio estômago. Isso porque a fase Terra também traz tendência a engordar.


Quando analisamos a posição do fogão, a Cozinha Vip também leva vantagem. Nela, a pessoa que usa o fogão para preparar a comida está de frente para a parte mais ampla do cômodo, dominando visualmente o ambiente. No Feng Shui, essa é a chamada posição de comando, que traz autoridade e tranquilidade. A comida preparada nessas condições tende a possuir uma qualidade energética de alta vibração.

Na Cozinha Xepa, a pessoa que usa o fogão está de costas para a área mais aberta do ambiente. Essa é uma posição desprotegida, de vulnerabilidade. O cozinheiro pode ficar desatento, causando acidentes ou queimando a comida. É uma distribuição do espaço que gera tensão, e isso pode passar para a comida, prejudicando seu potencial energético. Pobres brothers da Cozinha Xepa!

Mas, ainda que estejam com a comida mais racionada na Cozinha Xepa, o predomínio de Terra gera tendência a acomodação. Então, os que usam essa cozinha podem até se aborrecer com a situação desfavorável, mas dificilmente tomarão atitudes radicais, optando pela resiliência ou pela resistência teimosa.

A iluminação é um detalhe favorável nas duas cozinhas. As lâmpadas de tonalidade fria e quente combinadas, reproduzem com mais fidelidade o espectro da luz solar, trazendo benefícios à saúde.

Quarto Lollipop

Para que possamos recuperar a energia que gastamos durante o dia, nosso quarto de dormir deve ser decorado com predomínio da energia yin-receptiva, com tons suaves e móveis sólidos.

Mas aqui não se trata de uma casa normal, e sim da casa do Big Brother Brasil! E nem precisa ser mestre em Feng Shui para perceber que o Quarto Lollipop favorece qualquer coisa, menos o descanso.

Encontramos nesse quarto uma ampla gama de cores de Fogo – laranja, rosa, púrpura, vermelho, roxo – e uma profusão de formas psicodélicas. Somadas aos espelhos, presentes em todas as paredes, e às luminárias decorativas pendentes, tornam esse um ambiente muito yang-dinâmico.

O ambiente do Quarto Colorido estimula o pensamento compulsivo, o movimento, a conversa, e pode ser difícil pegar no sono e ter uma noite tranquila. Atenção, crianças, não tentem reproduzir isso em casa!

Dormir nesse quarto será um desafio para os fortes, uma prova de resistência diária para os brothers e sisters. Mas não faltará aqui animação e alegria.

Um participante que conheça um pouco de Feng Shui, saberá escolher uma cama que esteja com a cabeceira encostada em uma parede sólida, sem espelho. De preferência, a cama que está mais distante da porta de entrada. Essa será a cama com maior energia yin-receptiva, e mais favorável a uma boa noite de sono.

Quarto Grunge


O Quarto Grunge (também chamado de Quarto Punk-Rock) embora também contenha muitas estampas, apresenta uma gama de cores mais sóbria e compatível com um bom quarto de dormir. A parede em tijolo maciço – associado à fase Terra – colabora com a sensação de mais estabilidade.

A posição das camas é um ponto desfavorável desse quarto. Quase todas as camas tem um espelho na cabeceira, o que costuma causar tendência a insônia e sono leve, pouco repousante.

A cama suspensa não possui nenhuma cabeceira, e está completamente desconectada do chão. Isso traz um predomínio de energia yang-dinâmica que pode prejudicar o descanso e a saúde de quem dormir nela por longos períodos.

Apenas uma cama no Quarto Grunge está com a cabeceira encostada em uma parede sólida. Mas essa cama, infelizmente, tem metade dela coberta pela beliche acima. O Feng Shui explica que essa configuração gera uma compressão irregular no fluxo da energia, que pode provocar dor de cabeça e insônia.

Na análise geral, o Quarto Grunge é mais favorável ao descanso do que o Quarto Lollipop.

Banheiro

Banheiros são locais onde não se permanece por longas horas, e por isso não exercem uma influência direta sobre a saúde e bem estar das pessoas. Mas, de acordo com o Feng Shui, os ralos, essenciais nos banheiros e muito usados, drenam a energia dos ambientes onde estiverem, diminuindo os níveis de vitalidade.

Na casa do Big Brother Brasil, o espaço do banheiro é quase todo aberto para a casa, deixando os cômodos mais próximos com deficiência de energia e, consequentemente, menos saudáveis.

As formas quadradas, as cores básicas e as pastilhas, selecionadas para os revestimentos deste banheiro, geram a sensação de um ambiente comercial, de uso coletivo, como um clube ou academia. É um banheiro pouco aconchegante, onde os participantes tenderão a ficar apenas pelo tempo mínimo necessário.

Confessionário

Encontramos mais uma vez, no Confessionário, o excesso de cores e formas que marca essa edição da casa do BBB. Só que agora, o fundo preto das paredes traz uma profundidade que não encontramos nos outros ambientes. Essa base escura, associada à fase Água, talvez promova um adensamento e uma emotividade maior nos temas que serão tratados no Confessionário.

A Água representa a noite e o que está oculto, além de favorecer a comunicação fluida. Aqui ela está combinada ao Fogo da decoração em neon, que talvez ajude a trazer à luz alguns mistérios da casa e dos participantes.

Quarto do Líder

No Big Brother Brasil 22, o líder não recebe apenas poder e privilégios, ele também ganha o quarto com o melhor Feng Shui da casa. O Quarto do Líder ainda contem o mesmo excesso de formas variadas e espelhos que caracterizam todos os cômodos da casa do BBB 22, tornando-o muito yang-dinâmico. Mas o predomínio de tons frios de azul e formas sinuosas, característicos da fase Água do Feng Shui, permitem que o ambiente possua também um maior potencial para o descanso, trazendo tranquilidade e relaxamento.

Repare que o espelho na cabeceira da cama foi recoberto com uma película fosca, tornando-o um pouco mais yin-receptivo do que um espelho totalmente reflexivo. O piso elevado no trecho onde está a cama colabora para que esse ambiente do Quarto do Líder emane uma energia mais sólida, estável e repousante.

Os detalhes em violeta e os pequenos toques de rosa forte na decoração somam um pouco da energia do Fogo ao quarto, trazendo mais vigor e dinamismo. Isso evita que o ambiente fique relaxante demais, o que certamente não geraria situações interessantes para quem assiste ao programa.

Esse vai ser, provavelmente, um dos quartos do líder mais cobiçados de todas as edições do Big Brother Brasil.

Você já me segue no Instagram? Vou compartilhar por lá atualizações sobre como os participantes do reality show estão utilizando os diversos ambientes da casa do BBB 22: @alinemendesbr

Todas as imagens desse post: Divulgação / Sérgio Zalis / TV Globo, reprodução Twitter e Instagram.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.