Decoração de Natal com Feng Shui em 2010
Feng Shui na Decoração de Natal 2010
Nessa época do ano, muitos seguem a tradição de enfeitar a casa para as festas de fim de ano, com guirlandas, luzes e árvores de Natal. De acordo com o Feng Shui, qualquer objeto que acrescentamos em um ambiente vai interagir com as energias sutis ali presentes. Para determinarmos como será essa interação, utilizamos a Teoria das Cinco Fases da Energia, que são: Árvore, Fogo, Terra, Metal e Água. A cada uma das fases são atribuídas propriedades de forma, cor e material.
As Árvores de Natal podem ser incluídas na categoria Fogo. Apesar de plantas em geral pertencerem à fase Árvore, plantas artificiais não possuem mais o movimento de crescimento e expansão das plantas vivas. E todas as propriedades de uma árvore de Natal estão ligadas à fase Fogo. O formato triangular dos pinheirinhos de Natal e estrelas pertence à fase Fogo, assim como a cor vermelha, muito freqüente nas bolas e laços que decoram a árvore. Luz e calor são os atributos mais fortes do Fogo, e estão presentes na Árvore de Natal através das lâmpadas.
No Hemisfério Norte, onde surgiu essa tradição, dezembro é um mês muito frio, e o uso de objetos associados à fase Fogo serve para promover o equilíbrio entre o yin-frio e o yang-quente. No Hemisfério Sul, em dezembro estamos no auge do verão e geralmente faz muito calor. Neste caso, a árvore de Natal só faz aumentar a predominância do yang-quente, gerando um desequilíbrio entre yin e yang.
Pelo Feng Shui Tradicional Chinês, cada casa possui o seu próprio padrão de distribuição das energias – definido pelo ano de construção e pela orientação em relação ao Norte magnético – que determina que fases são permitidas e quais são indesejáveis em cada setor.
Mas além do padrão de energias particulares de cada imóvel, existem as energias mais genéricas, que mudam a cada ano e mês, e são as mesmas para todos os imóveis. Podemos, então, levar estas energias em consideração para traçar normas gerais de posicionamento e características da decoração de Natal a cada ano. Listamos abaixo, as fases indicadas e desaconselháveis para cada uma das direções, neste mês de dezembro.
- Na direção Norte, a fase mais benéfica é a Água, que pode ser complementada com um pouco de Metal e Fogo. Evitar as fases Terra e Árvore.
- No Nordeste, use bastante Metal, com alguns toques de Fogo. Evite as fases Árvore, Terra e Água.
- Na direção Leste, o Fogo e a Terra são bem vindos, e um pouco de Árvore é permitida, mas procure não usar as fases Água e Metal
- No Sudeste, o mais importante é a Terra. Querendo complementar, use Árvore e Fogo juntos. Evite Metal e Água.
- Na direção Sul, capriche no Metal, com apenas alguns detalhes em Fogo. As fases Árvore e Terra são inadequadas, mas você pode usar um pouquinho de Água.
- No Sudoeste, novamente o Metal é o mais indicado. Ele pode ser complementado com um pouco de Água, mas evite a Árvore, o Fogo e a Terra.
- Na direção Oeste, você pode usar tanto o Metal, quanto a Água e o Fogo. Só não use Terra e Árvore.
- No Noroeste, o ideal são as fases Metal e Árvore em quantidades equivalentes, sendo permitido um pouco de Fogo, e evitando Terra e Água.
Veja agora alguns exemplos de enfeites de Natal em cada uma das cinco categorias:
Metal
Água
Árvore
Fogo
Terra
E algumas fases combinadas:
Em nosso site, possuímos alguns tutoriais que ensinam:
como encontrar o centro do imóvel e
medir a sua orientação com uma bússola.
Para acessá-los, você deve se cadastrar gratuitamente em nosso portal.
Ficou com alguma dúvida? Coloque sua pergunta em nosso Fórum.