Diferentes Escolas

/ Fóruns / Geral / Diferentes Escolas

/ Fóruns / Geral / Diferentes Escolas

  • Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 9 anos por Aline Mendes.
  • Autor
    Posts
      • Aline Mendes
        07/janeiro/2015 até 11:36 #3475

        “Pelo pouco que sei e li o feng shui possui possui duas grandes tradições: san yuan e san he que se dividem em varias ” técnicas” ou “escolas” : as “xuan kongs” ( zi bai, fei xing, da gua, long men bá da ju) da tradição san yuan e as “escolas” xing shi pai, ba zhai, e shan shui long fan gua da tradição san he; e que atualmente o feng shui se divide em escola da forma e técnicas de bússola. É isso mesmo? O seu curso passa por todas essas técnicas?
        Possuo o livro “feng shui” da Eva wong? Vc conhece o livro? E uma boa referencia? E ela vc conhece? Em qual destas “escolas” este livro se enquadra?
        Desculpa o batalhão de perguntas, mas sou acupunturista e sei que esses conhecimentos ancestrais possuem muitas ramificações que deixam os iniciantes meio perdidos, sei também que só a pratica e o estudo fazem com que nós escolhamos quais destas “escolas” fazem mais sentido para cada um de nós. A minha preocupação é que essa variedade de “escolas” também dá margem para muita coisa que foge do conhecimento verdadeiro, por isso estou tentando me informar um pouco mais para tentar fazer as melhores escolhas.”
        aluno JM

        Olá, J.

        O curso online aborda a Escola da Forma no módulo básico, a Escola das Oito Casas (Ba Zhai) no módulo intermediário, e a Escola das Estrelas Voadoras (Xuan Kong Fei Xing) no módulo intermediário.

        As outras diversas escolas – Xuan Kong Da Gua, Shan Shui Long Fan Gua, etc – são abordadas em outros cursos do Mestre Joseph Yu, em inglês, ainda não traduzidos para o português. Para abordar todas as escolas em um único curso, ele precisaria ter uns 10 módulos ou mais!

        A divisão entre escola da forma e escola da bússola é irreal e equivocada. Na prática, o que se aplica é uma combinação de todo o conhecimento. As técnicas da “bússola” servem para diagnosticar os padrões do qi nos diversos ambientes e direções. Para interagir com estes padrões energéticos, é preciso manipular o espaço físico, com base nos conhecimentos da escola da forma.

        Na prática, não precisamos escolher qual das escolas usaremos, pois cada uma tem sua aplicação específica, mais adequada para cada caso e situação. Podemos aplicar várias delas em um mesmo imóvel, como camadas que se sobrepõe, enriquecendo a análise.

        Você encontra um bom histórico sobre as diferentes escolas no livro do Marcos Murakami. Veja os dados em nossa Bibliografia.

        O livro da Eva Wong é um bom livro de referência, mas muito avançado para iniciantes, que muito provavelmente ficarão confusos com as informações ali contidas. Além disso, a maneira como ela interpreta as estrelas voadoras é bem diferente de todos dos mestres que conheço.

        Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.

        Um abraço,
        Aline

    • Você precisa fazer login para comentar.