|

Feng Shui no Ambiente de Trabalho

O Feng Shui é uma combinação de arte e ciência, praticada na China há mais de três mil anos, cujo objetivo é manipular as energias do ambiente para que ele exerça a melhor influência possível sobre seus ocupantes. Ele pode ser trabalhado com igual eficiência em residências e ambientes de trabalho.

Harmonia e equilíbrio são importantes conceitos que, quando aplicados ao local de trabalho, promovem um ambiente de cooperação, aumentando a produtividade e, mais importante, potencializando energias positivas para a empresa.

Entre os benefícios que podem ser obtidos por profissionais e empresas através do Feng Shui, temos:

  • melhor entrosamento da equipe
  • maior produtividade
  • mais oportunidades para a empresa e para os profissionais
  • melhor relacionamento com clientes
  • diminuição da inadimplência e mais rapidez no retorno financeiro
  • redução de faltas por problemas de saúde
  • maior satisfação dos empregados com o ambiente de trabalho
  • mais visibilidade, fama e melhor reputação profissional
  • suporte emocional para funcionários e chefes
  • solução e prevenção de problemas jurídicos

A aplicação do Feng Shui é possível em variadas fases, desde a implantação, até depois de instalada a empresa. Um profissional qualificado pode auxiliá-lo nas seguintes tarefas:

  • feng-shui-escritorio-ruim
    Distribuição desfavorável

    escolha do melhor local para sede da empresa, escritório ou loja

  • definição, se possível, da melhor posição para a porta de entrada
  • distribuição ideal dos setores da empresa, em função de suas características: contabilidade, gerência, reuniões, recursos humanos, etc.
  • em estabelecimentos comerciais, a melhor localização para vitrines ou mesas, caixa, contabilidade, estoque, cozinha, etc.
  • direcionamento correto do fluxo de energia interno, através da relação entre áreas livres, ocupadas e circulações
  • posicionamento e orientação do mobiliário e partir das direções pessoais mais favoráveis
  • escolha dos elementos decorativos, materiais e cores adequados ao padrão de energia de cada ambiente

Se você não é o dono da empresa, e não pode implementar o Feng Shui de maneira completa contratando um profissional, existem algumas recomendações gerais que podem ajudar:

  • Distribuição favorável
    Distribuição favorável

    Evite sentar-se diretamente em frente a uma porta. O fluxo de energia aí é muito acelerado e pode causar desde falta de concentração até problemas de saúde. Se não for possível mudar a mesa de local, coloque algum tipo de anteparo entre sua mesa e a porta.

  • Evite, também, sentar-se de costas para a entrada da sala. Essa é, logicamente, uma posição vulnerável. Suas costas devem estar sempre protegidas por uma parede, divisória ou mesmo uma grande estante. Pelo mesmo motivo, é desfavorável sentar-se de costas para uma janela. Neste caso, mantenha a cortina sempre fechada atrás de você.
  • A posição ideal para uma mesa de trabalho é aquela em que é possível ver a porta de entrada, sem estar exatamente em frente a ela.
  • Proteja-se de quinas de pilares, paredes e estantes apontando em sua direção. Desvio o fluxo acelerado da energia com a colocação de algum objeto, como uma planta ou uma escultura, entre a quina e você. Ou então mude a posição da mesa.
  • Permanecer em baixo de vigas aparentes no teto pode causar dor de cabeça e prejudicar a criatividade. A irregularidade de alturas no teto desvia o fluxo de energia para baixo, causando opressão.
  • Os ambientes devem ser limpos e bem organizados. O ideal é que recebam luz natural. A luz artificial deve ser clara, porém suave, através de iluminação indireta, e não brilhante como a das lâmpada aparentes. A luz quante é mais favorável para criar uma atmosfera confortante.
  • O formato da sala deve ser regular. Formatos irregulares, com quinas e diagonais, devem ser evitados.
  • Pesquise a experiência das pessoas que ocuparam a sala antes de você. Se várias tiveram problemas de saúde, financeiros, ou foram afastadas da empresa, a sala pode estar exercendo uma influência negativa. Se foram bem-sucedidas e saíram para ocupar melhores posições, é grande a chance de você também ser beneficiado.

Posts Similares

9 Comentários

  1. Aline, boa tarde! Gostaria de saber o que é um “anteparo”. Você explica que não se deve sentar de costas para a porta e que se não houver saída pode-se usar um “anteparo”. Mas o que seria um “anteparo”? Obrigada.

    1. Olá, Daniella

      Quando falamos de ambientes, um anteparo será qualquer elemento que impeça a livre circulação, ou a incidência de luz. Neste caso específico, pode ser um biombo, uma estante, uma planta alta, ou qualquer outro tipo de objeto capaz de oferecer proteção às costas da pessoa que trabalha.

      Um abraço,
      Aline

  2. Boa tarde Aline, na Empresa que eu Trabalho a entreda te 7 metros de frente . Olhando p dentro do galpão o lado esquerdo bem do início do galpão tenho um quadro de energia com mais ou menos 2,00×1,60 ( seria área da ESpiritualidade… O que fazer??
    Pintar essa porta de ferro com alguma cor p neutralizar .. colocar algum objeto..me de uma dica… grata

    1. Oi, Sol

      No Feng Shui Tradicional Chinês, nós calculamos o mapa de estrelas de um imóvel a partir da sua orientação em relação ao Norte e da sua data de nascimento, mais ou menos como se faz com um mapa astral. Por isso, cada imóvel vai ter a sua própria distribuição de estrelas.

      O ideal é você contar com a ajuda de um consultor, que possa visitar o imóvel e calcular o mapa de estrelas personalizado. Temos consultores recomendados que atendem em várias regiões do Brasil. Talvez você encontre um perto de você:
      https://alinemendes.com.br/servicos/pratica-supervisionada-clientes/

      Do ponto de vista da Geobiologia, recomendamos que os funcionários permaneçam afastados do quadro de energia o máximo possível. O quadro emana um campo eletromagnético nocivo à saúde, e pessoas mais sensíveis podem ficar doentes rapidamente.

      Um abraço,
      Aline

  3. Os princípios usados para equilibrar um ambiente residencial são os mesmos usados para um ambiente comercial? Se sim, qual a razão do comentário nesta imagem do Pinterest? (estou considerando a forma como o piso foi criado e não a proposta visual em si).
    Caso não sejam os mesmos princípios, você tem alguma publicação específica sobre o Feng Shui para ambientes comerciais?
    Obrigada
    Andrea

    1. Oi, Ivan
      Sim, é possível. Primeiro eu pensaria em identificar qual das duas mesas é a principal, e usá-la como foco, considerando a segunda mesa como complementar.
      Mas é um pouco difícil entrar em detalhes sem conhecer o ambiente.

  4. Boa Tarde , minha empresa sou representante de consórcio , seguros e telefonia , trabalho 70% remoto e 30% em visita externa . A minha sala fica dentro de minha casa , onde já foi um quarto . Quando estou no escritório , minha mesa fica de frente para a porta e ao lado direito tem a janela , tenho a minha frente , vasos com plantas . Está correto , ou devo alterar . Pois sinto que não tenho faturamento , não entram negócios bons , a não ser quando estou nas ruas em visitas . Quando trago os resultados para o escritório , e estou enviando para que possa coler os frutos , tudo cai por terra .

    1. Olá, Wagner

      É provável que a porta ou a janela do cômodo onde você trabalha deixem entrar uma estrela com potencial desfavorável à prosperidade. Para calcular o mapa de estrelas de um imóvel, é preciso conhecer o ano de construção e a direção da face em relação ao Norte Magnético. Com esse mapa de estrelas, identificamos com precisão os potenciais energéticos em cada setor do imóvel, e podemos então nos posicionar adequadamente e usar as cores, formas e materiais corretos para interagir com as energias ali presentes.

      Você pode saber mais sobre o método das Estrelas Voadoras do Feng Shui Tradicional Chinês nessa página:

      O que são as Estrelas Voadoras do Feng Shui?

      E pode entender melhor os detalhes de como esse método é aplicado em nossos Tutoriais Grátis de Feng Shui:

      20 Aulas Gratuitas de Feng Shui

      E pode tirar muitas outras dúvidas visitando nosso fórum de debates:
      https://alinemendes.com.br/forum

      Estamos à disposição pra qualquer outro esclarecimento.
      Aline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.