Feng Shui Tradicional Chinês x Neo-Feng Shui do Chapéu Preto
Nas últimas décadas nós, ocidentais, fomos apresentados ao Feng Shui e a muitos outros conhecimentos de origem chinesa. Conceitos filosóficos ou de saúde já puderam ser, aos poucos, melhor assimilados por nossa mente lógica. O Feng Shui, no entanto, tem sido protagonista de diversas controvérsias, por nossa dificuldade em transportar 3.000 anos de pensamento oriental para o nosso ambiente físico.
As questões mais frequentes relacionam-se ao popular Neo-Feng Shui do Chapéu Preto, chamado por alguns Mestres Chineses de Pseudo-Feng Shui ou “Fast Food Feng Shui”.
Apresentamos neste site alguns artigos de interesse sobre esse assunto. O que se segue trata das diferenças entre o Feng Shui Tradicional Chinês e o Feng Shui da Seita do Chapéu Preto do Budismo Tântrico Tibetano.
Feng Shui Tradicional Chinês | Neo-Feng Shui do Chapéu Preto |
Seus fundamentos remontam a mais de 3.000 anos na China. | Criado pelo monge Thomas Lin Yun, nos anos 1970/80. Lin Yun é o fundador da Seita do Chapéu Preto do Budismo Tântrico Tibetano, uma vertente do budismo não submetida ao Dalai Lama. |
Baseado em conhecimentos metafísicos milenares: I Ching, Taoísmo, astronomia e astrologia, calendários, magnetismo. | Combina alguns conceitos simplificados do Feng Shui Tradicional a rituais religiosos, teoria das cores ocidental e símbolos populares chineses. |
Ba Guá utilizado como ferramenta de interpretação, formado por trigramas e suas ricas associações a: números, direções, elementos, acidentes geográficos, membros da família, cores, partes do corpo, sabores, entre tantos outros. | Baguá resumido, em que a cada direção corresponde uma área da vida: carreira, família, fama, etc. |
Posicionamento dos Oito Setores da Rosa dos Ventos seguindo a orientação dos Pontos Cardeais. Informação usada para diagnóstico da energia básica, com a qual se combinam as energias mais específicas de cada imóvel (derivadas de sua data de construção e orientação em relação ao Norte Magnético). | Posicionamento do Ba Guá sempre seguindo o alinhamento da porta de entrada (ignorando as direções dos Pontos Cardeais e o Norte Magnético). |
Considera o fator tempo, através dos diferentes ciclos energéticos, na análise. Cada imóvel possui um padrão energético específico. | Desconsidera qualquer variação de padrões energéticos ao longo do tempo. O padrão de distribuição das energias é fixo. |
Classifica os objetos, do próprio local ou novos objetos, segundo seus padrões energéticos – teoria dos 5 Elementos – e os utiliza para equilibrar o fluxo do Chi. | Utiliza objetos de cura pré-determinados, como bolas de cristal, sinos de vento, espelhos, baguás, flautas, vasos chineses, envelopes vermelhos. |
Baseado em conceitos filosóficos e metafísicos, sem caráter religioso. | Utiliza rituais de limpeza e cura provenientes do Budismo Tântrico Tibetano. |
Analisa as energias do Universo, visando o posicionamento adequado no tempo-espaço. Visão holística de integração do Homem com a Natureza e o Universo. | Utiliza a força do pensamento para moldar a energia. Homem como centro de influência máxima em relação às energias do Universo. |
Compatibiliza imóveis e ocupantes, usando suas datas de nascimento para calcular os trigramas do destino (ming gua) e identificar como cada ambiente afeta individualmente cada morador. | Não há técnicas de compatibilização individualizadas. No máximo aspectos subjetivos de preferência pessoal. |
Assista ao vídeo abaixo para informações detalhadas sobre este assunto!
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Olá, Nathalia
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Olá. Estou iniciando a pesquisa no assunto e achei o seu artigo tendencioso. Percebi várias sutilezas no texto que desqualificam a corrente tibetana.
Barbara, pratico o Feng Shui Tradicional Chinês, e o artigo reflete minha visão sobre as duas linhas. O neo-Feng Shui do Chapéu Preto é uma versão recente, resumida e ritualística do Feng Shui Tradicional Chinês.
Eu concordo com você Bárbara
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