Três Classes de Mestres de Feng Shui

por Joseph Yu

Um famoso ditado chinês diz:

(上等地师看星斗) Os mestres de Feng Shui de alta classe observam as estrelas,
(中等地师看水口) Os mestres de Feng Shui de média classe observam as bocas d’água,
(下等地师随山走) Os mestres de Feng Shui de baixa classe perambulam nas montanhas.

O termo 地师 pode ser traduzido por “Mestre da Terra”, e significa a pessoa cuja profissão envolve a análise do qi da Terra.
Uma pessoa cuja profissão envolva a comunicação com o Céu é conhecida por 天师 (por exemplo, o grande-mestre taoísta Zhang Dao Ling 张道陵 é mais conhecido como 张天师). Uma pessoa cuja profissão seja ensinar é conhecida como 人师.
Obviamente, um Mestre da Terra é mais conhecido como Mestre de Feng Shui.

A maioria das pessoas interpreta equivocadamente o ditado como se ele classificasse os mestres de Feng Shui em três categorias. Na verdade, ele fala a respeito dos três estágios do treinamento de um mestre de Feng Shui.

A classe baixa refere-se aos iniciantes. Eles devem seguir o mestre ao caminhar sobre o dragão e assim sentir o qi da terra. Eu passei por esse estágio, sem saber, quando era uma criança, brincando descalço nas montanhas. Naquele tempo, usar sapatos era um luxo.

A classe média refere-se aos aprendizes seguindo o mestre e aprendendo a medir as bocas d’água usando um luopan. Essa prática inclui medir o dragão da montanha que chega e a direção da face para erigir um monumento (ou lápide). Esta parte envolve, basicamente, o estudo das formas da paisagem.

A classe alta refere-se ao terceiro estágio, quando os discípulos aprendem a parte de Li Qi do Feng Shui. As estrelas dizem respeito às nove estrelas que as diferentes escolas do Feng Shui usam em suas práticas.

Somente após completar os três estágios, uma pessoa pode ser chamada de mestre de Feng Shui.

Se você não fez o primeiro estágio, comece a visitar as montanhas.

Tradução: Aline Mendes

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.