Obra ao Vivo – Parte 5
Nesta série de nosso blog, você poderá acompanhar, semana a semana, a execução da obra de reforma de um apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Veja o início da série clicando aqui.
Nessa semana, temos algumas fotos bem interessantes.
Na cozinha, as instalações de água quente e fria, e esgoto, já foram feitas. As instalações elétricas estavam prontas desde a semana anterior. Veja também a preparação para executar o soco, onde será apoiado o armário da bancada.
Na hora de reposicionar o registro de água do banheiro, algumas surpresas.A parede, que divide dois apartamentos, é tripla, e a segunda camada está com acabamento e pintada. Será que ela algum dia já foi aparente?
Aproveitamos o corte para passar com a instalação elétrica do novo ponto de luz que ficará atrás do espelho.
Também no banheiro, a nova instalação hidráulica do chuveiro, que aumentou de altura para adequar-se à estatura do morador.
Mais adiante, na mesma semana, a alvenaria foi fechada novamente, e logo a parede estará pronta para ser revestida.
O escritório ainda não recebeu o gesso. Isso por que pelo teto deste cômodo passa a nova tubulação de água quente, que vai do aquecedor na área de serviço até o banheiro do casal. Também por aqui passam os conduítes das novas instalaçoes elétricas.
Em alguns locais, não foi possível passar os conduítes pelo rebaixo, pois as vigas são muito baixas. Nestes casos, a solução é cortar o contrapiso e embutir a fiação sob o piso.
No corredor, como em outros ambientes da casa, o contrapiso já está pronto para receber o porcelanado.
Este é o piso, que já foi separado para aplicação. É um porcelanato com acabamento acetinado, na medida de 60x60cm.
Antes de começar a assentar o piso, estica-se um fio de nylon, bem esticado, marcando o alinhamento correto. Este fio é pregado no contrapiso. Esta foto, bem poética, foi feita pela Ursula, minha arquiteta assistente.
Aqui vemos o Alexandre (único que não foge das fotos) esticando o fio de nylon no limite entre a sala e a cozinha.
Esta foto é um pouco confusa, mas não queria deixar de mostrar a outra extremidade do fio, que vem desde a janela da sala (foto com o martelo) até a parede da área de serviço, atravessando todo o apartamento.
Olha que bonito ficou o corredor com o porcelanato assentado! E a obra começa a parecer mais limpa. Obra é assim mesmo, uma poeirada que só acaba quando está tudo pronto.
Esse é o chão do quarto, que também já foi assentado. Os ambientes ficam mais claros, e parecem até maiores após a colocação do piso.
Isso me lembra de um fato comum em obras: quando está tudo no osso, isto é, paredes e piso com o cimento aparente, a sensação é de que os cômodos são menores do que o real, e muitos proprietários ficam preocupados, achando que o imóvel é pequeno e os móveis não vão caber. Nessa hora, é preciso ficar tranquilo e confiar no arquiteto.
Essa é pra mostrar que também as paredes estão recebendo acabamento. Toda a fiação já foi passada, e as paredes receberam pelo menos duas demãos de massa corrida.
Esse é o escritório, com o porcelanato também já aplicado.
Depois de pronto, o piso é coberto com esse plástico preto para não sujar nem arranhar em contato com os outros materiais da obra.
Agora começa a parte que muita gente deve estar ansiando por ver. Eu também estava doida pra chegar logo esse momento, de montar o mosaico de ladrilho hidráulico.
Nunca senti tanto calor numa obra. Terminei essa tarefa pingando de suor. O que, somado ao pó da obra, significa que eu estava totalmente enlameada! Eca! Mas faz parte do meu trabalho, e faço com prazer.
Aqui ainda estávamos no processo de montagem, trocando algumas peças, buscando o efeito mais harmônico.
Essa é a versão final, e depois o ladrilheiro vai remover fiada por fiada para assentar na posição exata que escolhemos.
Um problema inesperado surgiu essa semana. Havíamos tirado o nível do teto nas duas extremidades, e a diferença era mínima, insignificante. Só que rebaixo em gesso para no meio da sala, e nesse ponto, a laje faz uma "barriga"de uns 6cm! Como é que uma construtora faz uma laje tão torta?
Como a sanca ainda não havia sido feita, tivemos que atenuar a diferença de altura "entortando" um pouco a sanca, para acompanhar o teto.
Na próxima semana, veja a colocação das bancadas de inox e mármore do banheiro e da cozinha.